sábado, 22 de dezembro de 2012

Petisco: a importância da valorização.

Pessoas, PETISCO NÃO É RAÇÃO!!!
Sou contra o uso abusivo de petiscos em treinamentos. Quando o treinamento utiliza petisco, este deve ser de grande valor para o cão e ser algo que ele quer muito. No processo de escolha de petisco, temos que ter cuidado com a qualidade do petisco: açúcar faz mal para cães, sal pode dar pressão alta e alimentos gordurosos podem deixar o cão obeso. Além disso, se o cão recebe petiscos o tempo todo, pode passar a não querer comer a ração por preferir petiscos e aí você terá um problema maior. 
A ração possui o que o cão precisa e foi planejada para ser um alimento completo para os cão, e aí está a importância de você comprar uma ração de alta qualidade para seu cão. As rações "super premium" são as melhores, que vão deixar seu cão com um pêlo mais bonito, evita problemas de pele, além de melhorar o sistema imunológico do cão e deixá-lo mais resistente às possíveis doenças. Se você dá uma boa ração para o seu cão, estará economizando em suplementos alimentares e remédios, além de manter seu cãozinho sadio.

Agora pense comigo, todo dia você come arroz, feijão, carne e salada... no dia que você come uma pizza, aquela vai ser a melhor comida do ano. Agora, se você está acostumada a comer pizza sempre, esta refeição não vai ser tão valorizada. Então, temos que aprender a fazer o cão valorizar o petisco. Um segredo para que isso ocorra é cortá-lo em pedacinhos pequenos. Se você der o petisco em pequenos pedaços, seu cão valorizará muito mais aquele petisco. Primeiro porque você estará interagindo mais com ele, depois porque ele estará comendo mais vezes. Faça o teste comendo uma barra de chocolate em pequenos pedacinhos, ela parecerá ser muito maior...

Mas eu ainda prefiro utilizar outras formas de recompensas, ainda mais porque você não tem petisco na mão o tempo todo e se o seu cão só te obedece com petisco, na verdade, ele não te obedece, apenas descobre rapidamente a maneira de conseguir aquele petisco desejado. Então, quando você for dar petisco para seu cão, exija que ele faça algo com um alto nível de dificuldade, além de variar o que é solicitado para receber a recompensa. 

Lembre-se:
* Dê pedaços pequenos
* Não dê petisco o tempo todo
* Peça que seu cão faça algo difícil para receber o petisco

Foto: Raymond Larose (http://www.flickr.com/photos/lenscrack/7257595410/)

Um comentário:

  1. Minha turminha fica louca com salsicha, aquela mais barata , que compra a granel no açougue do super!,
    fica a dica.
    Carmen Flora

    ResponderExcluir