sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Lhasa apso: Ship - Postagem comemorativa do dia das crianças




A Sandra me ligou quando o Ship tinha 2 meses de idade, perguntando se um cão tão novinho já poderia ser adestrado. Eu falei que sim e que seria melhor ainda porque já poderíamos fazer o acompanhamento comportamental do cão e evitar problemas antes que estes se estabelecessem. Mesmo o Ship dormindo a maior parte do tempo, como ocorre com todos os bebês, quando ele estava acordado já apresentava alguns comportamentos interessantes. Fui trabalhando então, a origem dos problemas que poderiam ir surgindo, como por exemplo o xixi e cocô fora do lugar, os latidos de madrugada e as mordidas nos dois filhos dela: Pedro que estava com 7 anos e João com 5 (que escolheram o nome "Ship" que vem bicho de estimação do desenho animado "Ben 10", foto abaixo). As crianças adoravam brincar com o novo animalzinho de estimação e muitas vezes, acabavam provocando para que ele latisse e se irritasse. Eu alertei sobre os perigos das mordidas, mas também não quis acabar com a brincadeira das crianças, então, apenas dei a solução para quando precisasse ser usada. Logo, tudo correu bem e a interação foi mais harmoniosa. Depois, o Ship começou a comer as plantas da casa e ficar dominante fazendo tudo que ele queria, além de fazer xixi em locais indevidos quando não conseguia o que desejava, mas isso tudo já foi resolvido. 
Hoje tivemos uma mega comemoração do dia das crianças: A Ingrid, veterinária do Ship, finalizou as vacinas dele e permitiu que começássemos a descer para passear com ele. Foi uma felicidade. A ansiedade para levar o Ship e vê-lo na rua era grande, mas após uma longa espera, deu tudo certo. Eu estava presente para poder direcionar este passeio de forma menos traumática possível e mostrando aos meninos a importância de permitir que o Ship se ambientasse, sentindo os odores e a sensação do sol. Mostramos ao Ship que o ambiente era seguro e o estimulamos a andar conosco por vontade própria. O passeio não foi longo, mas ao final, o cãozinho já estava todo esperto e feliz andando com nós cinco: eu, Pedro, João, Sandra (mãe) e Gilneu (pai).
Quando voltamos ao apartamento, o Ship estava exausto!!! Bebeu água e foi deitar, mas ainda tivemos que pegá-lo para limpar as patinhas sujas da rua e finalizarmos o passeio. Este foi um ótimo dia das crianças!!! Foi um prazer passear com vocês: Ship, Pedro, João, Sandra e Gilneu! Obrigada...



Nenhum comentário:

Postar um comentário