quinta-feira, 2 de junho de 2011

Meu cão pode ser adestrado???

Todos os cães podem ser adestrados. Porém, cada cão tem um desempenho diferente com o adestramento e isso varia de acordo com vários fatores relacionados ao dono, ao cão, ao adestrador e à técnica. Como já foi falado aqui, cada adestrador adestra de um jeito. Eu particularmente, uso diferentes técnicas de acordo com o cão que eu estou adestrando. Primeiramente eu faço uma avaliação em relação ao drive do cão, analisando a motivação dele para diferentes atividades. Depois eu vejo a reação a diferentes estímulos, como por exemplo brinquedos, carinho, petisco, uso de guia. Fazendo essa avaliação eu tenho uma idéia de qual técnica será a mais favorável para aquele cão que eu vou adestrar. O dono também influencia muito no adestramento do cão. Faço adestramento dos cães junto com os donos, pois não adianta ele me obedecer e não obedecer o dono. O dono que tem que saber fazer os comandos com o cão. Não adianta um cão fazer tudo com o adestrador e não fazer nada com o dono. Então, eu adestro ensinando o dono a lidar com o cão dele. Dessa maneira, atuo como uma mediadora, traduzindo a linguagem do cão para o dono e vice-versa. Ensino como o dono deve tratar o cão para ter os resultados que ele quer e mostro para o dono como a mente do cão está funcionando. 
O outro fator que altera o adestramento é o próprio cão. Muita gente pergunta se um cão assim ou assado pode ser adestrado. Bom, todo cão pode ser adestrado, mas os cães tem capacidades diferentes de aprendizagem quanto ao tempo e ao conteúdo. Essas capacidades de adestramento dependem principalmente da raça, do temperamento e da idade do cão, entre outros fatores. A raça por definição é o conjunto de características selecionadas para determinada função, por exemplo cães de companhia, caça, pastoreio, corrida, guarda, etc. Com base nisso, podemos adestrar o cão com base na carga genética dele e nas melhores utilizações daquela determinada raça. Porém, não é tão simples assim, pois existem diferenças individuais dentro de uma mesma raça. Além disso, existe um fator determinante em muitos casos que é o histórico do animal. Um exemplo que eu tenho visto muito aqui em Brasília é o de pastores alemães (que são cães de pastoreio muitas vezes usados para guarda) medrosos e isso muitas vezes acontece por traumas causados no cão ou até mesmo pelo pastor não ser puro. Nesse caso deve-se fazer um trabalho para diminuir o medo do cão e torná-lo mais tranquilo, porém dificilmente ele se tornará um ótimo cão de guarda. Em relação à idade, que é uma das primeiras perguntas feitas pelos donos que pensam em adestrar seus cães, não existe limite de idade para adestrar um cão. Um cão idoso pode ser adestrado sem problema, mas o melhor período para se adestrar um cão é quando ele ainda é filhote, quanto mais cedo melhor!!! Porém, não podemos esquecer que os animais mamíferos devem receber o leite materno por mais tempo possível, pois ele contém vitaminas, minerais, proteína, anticorpos, hormônios e tudo que os mamíferos precisam para crescer saudáveis. Então, após o desmame, quanto mais rápido se iniciar o adestramento melhor! Muitos veterinários só recomendam após os 6 meses pois os dentes já nasceram e todas as vacinas foram tomadas, porém um cão que é adestrado assim que chega na casa do novo dono, podemos apresentar o mundo  da maneira que queremos e o que é ensinado fica mais natural ao animal para o resto da vida dele. Um cão de 6 meses já está com o temperamento moldado, está com mil manias erradas e o adestramento vem para corrigir tudo o que ele aprender a fazer de errado como por exemplo comer a casa toda, subir em tudo e em todos e sair correndo quando leva bronca... Então, adestre seu cão o mais cedo possível, pois ele aprenderá mais rápido. Porém não há limite de idade para de adestrar um cão.

Um comentário:

  1. Realmente os cães podem ser adestrados velhos também. Eu já havia desistido da minha cadela, estava até aceitando ela com todos os problemas e manias pois não acreditava que uma cadela com 12 ANOS poderia realmente mudar. Adestrar não tem mesmo idade limite.

    ResponderExcluir